Triplo Aquecedor - Jiao Inferior, Médio e Superior - Isso para mim é chinês
Naturalmente agradeci seu feedback e levei
esta preocupação ao seio dos elementos deste blog. Certo e sabido que nossa
intenção é chegar ao maior numero de utilizadores, seja ou não especialista da
área. Desta forma, ressalvando que há alguns temas ou assuntos que só quem tem
determinadas competências da área as perceberá na integra, iremos tentar criar
espaço para que o utilizador consiga aceder à linguagem usada sem se sentir
excluído.
Então, e pegando nas palavras deste amigo
leitor "Jiao? o que é o Jiao? Jiao Médio? Jiao Inferior? o que raio é
isso? isso para mim é chinês!!!
Abordar este conceito, o do Triplo Aquecedor é extremamente
intrincado, e, por conseguinte, tentarei fazer uma trilogia para tornar o
artigo menos extenso e de mais fácil leitura.
O Triplo Aquecedor -
Prólogo
O Triplo Aquecedor (San Jiao em pinYin; San- três; Jiao -
Aquecedor) deve ser dos "órgão" mais peculiares que a Medicina
Chinesa refere. Mesmo no seio na comunidade é um tema extensamente debatido e
estudado desde sempre. Ao longo dos séculos, especialistas da área estavam
focados em que estruturas anatómicas o compõe este excêntrico
"órgão", outros por sua vez focavam-se na definição de quais suas
funções fisiológicas.
Os contornos do Triplo
Aquecedor, quando analisamos livros clássicos (Su Wen, cap 31; Nan Jing cap.
38) percebemos que é descrita a localização de 3 aquecedores (superior, médio e
inferior) , bem como a função de cada um deles. Mas a forma física do mesmo,
não! Aliás, grande parte do misticismo em torno do San Jiao advém do facto de
este ser aludido como um órgão com nome mas sem forma. Muitos autores
debatiam-se com este conceito, um órgão com nome, função e localização mas sem
uma forma física.Outros defendiam que o San Jiao não tinha forma mas assumia a
forma dos órgãos internos que envolvia.
Nesta visão, o San Jiao
seria como uma peca de vestuário que só assume a forma quando está a ser usada.
Algumas fontes clássicas usam a palavra corredor para descrever a forma do San
Jiao. E, efectivamente, na perspectiva de classificação de órgão yang, o San
Jiao terá mais a ver com os espaços entre a peça de vestuário e o que ela
envolve. De qualquer forma, esta roupa/ invólucro existe em volta dos órgãos
internos do abdómen, mas também a envolver músculos, nervos e vasos na
periferia (membros). Esta é uma perspectiva nova e mais abrangente do triplo
aquecedor. Não só limitada às 3 secções do abdómen/tronco, mas associada aos
espaços (preenchidas por fluídos) no corpo. Num sentido mais lato, há espaços
nos tecidos do mesentério e nos tecidos conjuntivos descritos pela fisiologia
moderna, preenchidos por líquido intersticial. Os leitores mais atentos já
devem ter feito o paralelismo entre esta descrição do San Jiao e o novo órgão
do corpo humano; - o Interstício- descoberto recentemente pela Ciência.
Partilho aqui convosco o burburinho entre a comunidade de especialistas de MTC
aquando desta notícia, onde a frase mais ouvida foi: "Olha descobriram o
triplo aquecedor"

Su Wen,
Questões Básicas, Cap.8
"Como é que o San Jiao se abastece e o que gera? Onde
começa? Onde acaba? Em que locais (do corpo) podemos tratar o San Jiao? É
sequer possível saber estas coisas?"
Clássico das Dificuldades, cap. 31
Das citações presentes em livros clássicos
da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), percebe-se que este San Jiao será um
"órgão" responsável pela irrigação e pela via das águas/fluídos
corporais.

As respostas às questões lançadas no
início do cap.31 do Clássico das Dificuldades, vão ficando mais claras quando
avançamos e nos deparamos com a afirmação onde se refere o San Jiao "Como
a passagem da água e dos grãos" , relaciona-o com o transportador
da essência pós-natal (energia refinada formada após o nascimento, oriunda do
que comemos, bebemos e fazemos, no fundo relacionada com o nosso estilo de vida
e higiene de vida - voltarei a este conceito numa futura publicação).
Neste texto clássico refere também que o
San Jiao "é o ínicio e o fim do trilho do Qi", ou seja , ambos
criação e eventual uso do Qi, na fisiologia normal ocorre no Triplo Aquecedor.
Em suma, refere que a essência pós-natal move-se e o Qi é transformado nas
passagens/trilhos do San Jiao.
Que significa isto? Tal qual o
percepcionado por especialistas de MTC ancestrais, o transporte da nutrição e a
geração de actividade ocorre dentro das redes do San Jiao. Em linguagem
moderna, quando alguém fala do destino final da essência pós-natal e o início e
o fim do Qi, poderemos estar a falar das células do corpo.
É nas as células que a
actividade inicia e termina. O meio extracelular que banha este processo pode
ser ligado ao Triplo Aquecedor. Obviamente haverá limitações na tentativa de
criar equivalências entre o San Jiao, a transformação do Qi e o meio
extracelular, mas simultaneamente pode trazer uma perspectiva interessante a
conceitos tão clássicos.
Obrigada Paula Sousa. Excelente explicação dos conceitos! Muitos Parabéns!
ResponderEliminarAgora imagem o que conseguem aprender na acção de auriculopuntura da ask, com a Paula Sousa.
ResponderEliminarImaginem...
EliminarMuito Interessante. Obrigada!
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