Triplo Aquecedor - Jiao Inferior, Médio e Superior - Isso para mim é chinês


Há dias fui interpelada pelo marido de uma paciente, que me dava os parabéns pela nossa iniciativa de criar este blog mas que aproveitava para expressar um reparo. Referia sentir alguma dificuldade em compreender alguns termos usados e que nossa linguagem seria demasiado técnica. 
Naturalmente agradeci seu feedback e levei esta preocupação ao seio dos elementos deste blog. Certo e sabido que nossa intenção é chegar ao maior numero de utilizadores, seja ou não especialista da área. Desta forma, ressalvando que há alguns temas ou assuntos que só quem tem determinadas competências da área as perceberá na integra, iremos tentar criar espaço para que o utilizador consiga aceder à linguagem usada sem se sentir excluído.

Então, e pegando nas palavras deste amigo leitor "Jiao? o que é o Jiao? Jiao Médio? Jiao Inferior? o que raio é isso? isso para mim é chinês!!!


Abordar este conceito, o do Triplo Aquecedor é extremamente intrincado, e, por conseguinte, tentarei fazer uma trilogia para tornar o artigo menos extenso e de mais fácil leitura.


O Triplo Aquecedor - Prólogo

O Triplo Aquecedor (San Jiao em pinYin; San- três; Jiao - Aquecedor) deve ser dos "órgão" mais peculiares que a Medicina Chinesa refere. Mesmo no seio na comunidade é um tema extensamente debatido e estudado desde sempre. Ao longo dos séculos, especialistas da área estavam focados em que estruturas anatómicas o compõe este excêntrico "órgão", outros por sua vez focavam-se na definição de quais suas funções fisiológicas.

 Os contornos do Triplo Aquecedor, quando analisamos livros clássicos (Su Wen, cap 31; Nan Jing cap. 38) percebemos que é descrita a localização de 3 aquecedores (superior, médio e inferior) , bem como a função de cada um deles. Mas a forma física do mesmo, não! Aliás, grande parte do misticismo em torno do San Jiao advém do facto de este ser aludido como um órgão com nome mas sem forma. Muitos autores debatiam-se com este conceito, um órgão com nome, função e localização mas sem uma forma física.Outros defendiam que o San Jiao não tinha forma mas assumia a forma dos órgãos internos que envolvia.

Nesta visão, o San Jiao seria como uma peca de vestuário que só assume a forma quando está a ser usada. Algumas fontes clássicas usam a palavra corredor para descrever a forma do San Jiao. E, efectivamente, na perspectiva de classificação de órgão yang, o San Jiao terá mais a ver com os espaços entre a peça de vestuário e o que ela envolve. De qualquer forma, esta roupa/ invólucro existe em volta dos órgãos internos do abdómen, mas também a envolver músculos, nervos e vasos na periferia (membros). Esta é uma perspectiva nova e mais abrangente do triplo aquecedor. Não só limitada às 3 secções do abdómen/tronco, mas associada aos espaços (preenchidas por fluídos) no corpo. Num sentido mais lato, há espaços nos tecidos do mesentério e nos tecidos conjuntivos descritos pela fisiologia moderna, preenchidos por líquido intersticial. Os leitores mais atentos já devem ter feito o paralelismo entre esta descrição do San Jiao e o novo órgão do corpo humano; - o Interstício- descoberto recentemente pela Ciência. Partilho aqui convosco o burburinho entre a comunidade de especialistas de MTC aquando desta notícia, onde a frase mais ouvida foi: "Olha descobriram o triplo aquecedor"

O Triplo Aquecedor (San Jiao), faz a gestão da irrigação, e as vias das águas determinam-se pela sua ação"

   Su Wen, Questões Básicas, Cap.8

"Como é que o San Jiao se abastece e o que gera? Onde começa? Onde acaba? Em que locais (do corpo) podemos tratar o San Jiao? É sequer possível saber estas coisas?"            
                                                                       Clássico das Dificuldades, cap. 31


Das citações presentes em livros clássicos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), percebe-se que este San Jiao será um "órgão" responsável pela irrigação e pela via das águas/fluídos corporais.

Abrindo também aqui um parêntesis, para contextualizar os leitores menos versados em literatura no âmbito da MTC, na China Antiga havia uma grande preocupação em optimizar os sistemas de rega, a eficiência dos mesmos representava ou traduzia-se por um aumento substancial de qualidade de vida de uma povoação. Esta preocupação era tão dominante que se explanavam dissertações acerca de pontos de acupuntura, topografia de meridianos e fisiologia como se estivesse a ser descrito um complexo sistema hidráulico. Isto para que o leitor melhor perceba as comparações efetuadas entre "órgãos/vísceras" com gestor de via das águas ou responsáveis de irrigação , se pensarem na importância desta função para a manutenção de um cultivo num terreno, rapidamente se acede à importância deste "Órgão" no nosso organismo.

As respostas às questões lançadas no início do cap.31 do Clássico das Dificuldades, vão ficando mais claras quando avançamos e nos deparamos com a afirmação onde se refere o San Jiao "Como a passagem da água e dos grãos" , relaciona-o com o transportador da essência pós-natal (energia refinada formada após o nascimento, oriunda do que comemos, bebemos e fazemos, no fundo relacionada com o nosso estilo de vida e higiene de vida - voltarei a este conceito numa futura publicação).

Neste texto clássico refere também que o San Jiao "é o ínicio e o fim do trilho do Qi", ou seja , ambos criação e eventual uso do Qi, na fisiologia normal ocorre no Triplo Aquecedor. Em suma, refere que a essência pós-natal move-se e o Qi é transformado nas passagens/trilhos do San Jiao.

Que significa isto? Tal qual o percepcionado por especialistas de MTC ancestrais, o transporte da nutrição e a geração de actividade ocorre dentro das redes do San Jiao. Em linguagem moderna, quando alguém fala do destino final da essência pós-natal e o início e o fim do Qi, poderemos estar a falar das células do corpo.
É nas as células que a actividade inicia e termina. O meio extracelular que banha este processo pode ser ligado ao Triplo Aquecedor. Obviamente haverá limitações na tentativa de criar equivalências entre o San Jiao, a transformação do Qi e o meio extracelular, mas simultaneamente pode trazer uma perspectiva interessante a conceitos tão clássicos.











 


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