Desmistificando a MTC - Yin Yang



Com este post darei início a uma nova série que vou desenvolver neste blog “Desmistificando a MTC”, nesta série irei tentar explicar de uma forma mais simples, moderna e actualizada alguns dos conceitos da MTC que são muitas vezes encarados de uma forma mais “mística”.

O primeiro tema que discutirei é o Yin e Yang. Este conceito permeia toda a teoria da MTC e a sua compreensão é fundamental para um entendimento mais profundo dos seus raciocínios.

Quando falamos em Yin e Yang estamos a falar de dois opostos que se interligam, de duas faces da mesma moeda, falamos de uma dicotomia que está presente em todos os aspectos da natureza, temos a Noite e o Dia, o Frio e o Calor, a Mulher e o Homem, e esta lista poderia estender-se sem fim. Esta ligação de opostos representa um equilíbrio, o Yin depende do Yang da mesma forma que o Yang depende do Yin.

O Yin é normalmente associado à mulher, quietude, escuridão, ao frio e à noite, já o Yang representa o homem, o movimento, a luz, o calor e o dia. Se quisermos olhar a estes pares de uma perspectiva da medicina e fisiologia modernas vamos associar o Yin à estrutura (aos orgãos) e o Yang à função (exercida pela estrutura), portanto se fizermos um paralelismo com, por exemplo, o sistema endócrino, vamos ter as glândulas (estrutura) como a face Yin e as hormonas (função) como a face Yang deste sistema.

Falei há pouco de equilíbrio Yin Yang, e este equilíbrio é fundamental para o normal funcionamento de qualquer sistema, isto é, o Yin tem que ser forte o suficiente para suportar e conter o Yang, e o Yang tem que ser forte o suficiente para nutrir e manter o funcionamento do Yin. Sem este equilíbrio o sistema não funciona e iremos entrar em estados patológicos. 
Por exemplo, se o Yin se encontra enfraquecido, incapaz de regular e controlar o Yang vamos encontrar sintomas de excesso, um exemplo clássico disso são os afrontamentos da menopausa, o Yin da mulher encontra-se deficiente, incapaz de conter o yang o que vai provocar sintomas como ondas passageiras de calor, em MTC reconhecemos estes sintomas como uma ascensão patológica do Yang, sinal típico de calor vazio provocado por uma deficiência de Yin.


Na próxima edição desta série irei abordar os 3 tesouros da MTC, Jing - Qi - Shen.

Comentários

Mensagens populares