Testemunho de um paciente - Eczema




"Desde sempre, a minha pele foi o problema. De dermatite atópica, passou a eczema atópico, sendo que, ao longo da minha infância, adolescência e estado adulto foi piorando e alastrando pouco por todo o corpo: pescoço, face, costas, braços, pernas e tornozelos. As mãos era uma constante. Durante mais de 30 anos os meus dedos eram gretas abertas na parte superior das articulações não permitindo fechar os mesmos sob pena de sangrar e doer. A bronquite asmática era igualmente uma constante.
Consultei muitos médicos, uns mais que outros obtinham sucesso mas, sempre temporário. Segundo estes, tenho um sistema imunitário alterado e todos os comprimidos, pomadas, cremes e afins ao fim de algum tempo deixavam fazer o devido efeito.Com 37 anos foi a altura de experimentar (pois já tinha experimentado quase tudo) um tratamento que equilibrasse o meu sistema imunitário pois, aí estaria a origem do meu problema. Comecei então a tomar Ciclosporina (imunosupressor) mas passados 6 meses, esta em nada tinha afectado o meu Sistema Imunitário. Fui, mais uma vez, rotulado de doente crónico e aceitei a minha condição.
Falaram-me, passado 1 ano, da Medicina Chinesa e de alguém [Dra. Paula Sousa] que realmente dominava a área (tive algum receio pois é uma área de grande aproveitamento e em que há “especialistas” em todas as esquinas).
Fui a uma consulta sem qualquer esperança. Foi-me diagnosticado um problema com o meu sangue que podia ser controlado e foi-me dito, pela dra. Paula, que em 6 meses estaria bem apesar de precisar de manutenção regular. Desde então, entre outras, a acupuntura passou a fazer parte do meu quotidiano e 6 meses depois, estava sem qualquer lesão.
Além da evidente melhoria na minha qualidade de vida, tive muitos outros ganhos com a MTC, em especial na minha alimentação, que como alérgico crónico, tinha muitas restrições. Apenas a título de exemplo, após os 8 anos de idade nunca mais comi banana pois o resultado no sistema respiratório não era nada positivo. Hoje, ingiro uma banana por dia.
Já lá vão 3 anos e continuo sem lesões e posso ingerir tudo o que me apetece…"


Comentários

Mensagens populares