Ajuda à distância

A todos os leitores que nos acompanham habitualmente queria endereçar uma palavra de conforto e de esperança.
Aos que estão em confinamento social, agradecer-vos pelo vosso esforço, sacrifício e sentido de responsabilidade, pelo cumprimento deste pesado dever cívico. Aqueles que continuam  na linha da frente,quer no combate activo à pandemia,quer no assegurar de bens essenciais à nossa sobrevivência,o meu maior obrigada e um enorme bem-hajam.

Minha publicação de hoje,vai no sentido de partilhar com os meus pares,todos  os especialistas de Medicina Chinesa ( profissionais de saúde arrestados em casa, cumprindo o difícil dever de encerrar portas da clínica, evitando tornarem-se vectores de contaminação) e também aos leitores/pacientes uma palavra de ânimo e de esperança,perante a possibilidade de mesmo à distância podermos ajudar.

Não quero roubar-vos muito do vosso tempo, por isso focar-me na história que vos quero contar...estes dias têm sido divididos em tratamentos às minhas pessoas da casa (5 pacientes muito assíduos e felizes com a atenção que têm recebido),bem como na orientação e aconselhamento dos muitos pacientes que vão solicitando ajuda ou esclarecimento de alguma dúvida, outros há que ligam apenas à busca de uma voz serena ou de um par de ouvidos onde entregar suas preocupações e medos.

Num desses telefonemas, surge então um pedido de socorro para uma consulta urgente, depois de, mais uma vez, explicar que não posso abrir excepções  a paciente lá explicou que estava há dois dias de cama com dor, sem poder trabalhar(esta paciente é sócia numa horticultura e é sempre,mas particularmente nesta altura, um elemento importante para garantir o fornecimento de bens de primeira necessidade) A paciente,de 41 anos, descrevia a dor consistente com uma lombociatalgia à esquerda. Foram-lhe solicitadas fotos a ambos pavilhões auriculares e da língua, e que estas me fossem enviadas para eu as poder analisar.





















Após análise das imagens a paciente foi inquirida acerca de sinais de dispepsia e/ou halitose, os quais foram confirmados, enviei-lhe as fotos com alguns pontos coloridos assinalados, com a instrução de que deveria ser usado um cotonete e pesquisado zonas de maior sensibilidade e em cada uma delas colocada uma semente.




Neste ponto importa ressalvar que esta paciente já me acompanha há alguns anos e tem sempre,cedido por mim,um blister com algumas sementes para situações emergenciais. No entanto, a minha morada já foi distribuída a alguns dos meus pacientes e foram deixadas sementes na minha caixa de correio para eles poderem vir levantar.

Passado alguns minutos foi me enviado um emoji junto a esta foto:









 No dia a seguir entrou esta foto, acho seguro dizer que foi eficaz a intervenção.Julgo que há imagens que valem mil palavras.
A nossa ação à distância fica mais difícil, mas ainda assim se formos criativos podemos continuar a cuidar dos nossos pacientes.
Protejam-se, mantenham-se em segurança, vamos atravessar isto.
Até breve 










Comentários

  1. Fantástico, dra. Paula! O seu conhecimento, e resultados, são verdadeiramente invejáveis (no bom sentido, é claro). Por aquilo que a conheço, posso dizer, que além de todo o esforço/empenho para reunir todo o conhecimento e prática necessária, o que é de louvar, o que está na base do sucesso de todo o trabalho que realiza, tem a haver com uma coisa fantástica que a caracteriza - é a sua garra interior... a sua força de conseguir... a sua ânsia de ajudar... a sua entrega à causa a resolver... a sua determinação em ajudar quem a si recorre. Esse, é o verdadeiro "segredo" do seu sucesso... pois na medicina chinesa, a energia da agulha segue a intenção e a força da mente de quem a coloca... Um bem-haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada meu querido amigo. Um abraço imenso de gratidão pelas tuas palavras.

      Eliminar
  2. Dra Paula, mais uma confirmação da sua capacidade técnica, estudos e generosidade com seus pacientes. Além de paciente, fã e amigo só tenho gratidão por tudo e reafirmar meus créditos com a medicina chinesa. Belo trabalho. Vou compartilhar. Parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares