Funções do Baço - mais uma perspectiva


Muito se fala acerca das funções deste órgão, quem é da área sabe o quão recorrente é encontrarmos debilidade e desenvolvimento de patologia por mal funcionamento do mesmo.

Hoje proponho-me a partilhar convosco algumas considerações acerca de uma das suas funções: Governar /Controlar o Sangue 
A relação do Baço (Pi, baço em pinyin) está interlaçada com a função de provedor de nutrição. Especificamente, o sangue é o veículo de transporte do Qi nutritivo.
Muitos textos actuais referem o Baço como o responsável pelo transporte e transformação (TNT). Isto traduz a responsabilidade do Baço na transformação dos alimentos previamente recolhidos e fermentados no calor seco do Estômago e o transporte dos nutrientes resultantes para integrarem o sangue.
Enquanto que o Coração confere movimento ao sangue, impulsionando o mesmo para todo o organismo e o Fígado seja o "armazém" do sangue (tenhamos em mente 2/3 da volemia sanguínea afluem ao Fígado enquanto dormimos) é o Baço que governa o sangue nutritivo (podemos mesmo dar um passo em frente e dizer que é ele o responsável pela "qualidade" do sangue) no meio "externo" do interior do corpo.
Em termos de fisiologia moderna, isto remete-se ao meio interno onde vasos sanguíneos mais pequenos (capilares) se interceptam com fluídos intersticiais que banham as células.

Gostava de abrir aqui um parêntesis para para uma nota explicativa acerca da palavra "governa", que possivelmente não traduz de forma mais conveniente a acção do Baço. Por um lado este órgão colecta os constituintes necessários para providenciar o aspecto mais nutritivo do sangue, por outro, reúne o sangue ao nível da micro-circulação por forma a devolve-lo aos vasos.
Quando se pensa no papel do Baço em reunir o sangue de volta para os vasos sanguíneos, uma ressalva torna-se necessária fazer para não induzir erro entre as funções do Baço e do Fígado. Especificamente quando se diz que o Baço governa/controla o sangue, isto não significa que o baço seja o responsável por assegurar o sangue nos vasos de grande calibre. Esta função é da responsabilidade do Fígado, que armazena o sangue nos níveis mais internos. Ao invés disso, a função do Baço reporta para o colectar do sangue a nível da circulação de pequenos vasos/capilares. Esta função pode ser comparada à actividade que ocorre no ponto de ligação entre capilares arteriais e capilares venosos onde há uma comunicação da nutrição com os fluídos intersticiais.
Deste modo, o Baço fornece nutrição através da transformação a dois níveis distintos: primeiro com a transformação dos alimentos e líquidos e, num sentido mais lato, no ponto em que o sangue sai dos vasos.

Facilmente percebemos que esta função se relaciona com o papel do Tai Yin (conformação energética onde se insere o Baço e o Pulmão) na manutenção da qualidade dos fluídos. Se os fluídos do banho celular (liquido intersticial) falham em receber nutrição de qualidade, então forma-se humidade. Por outras palavras, humidade é a condição resultante do agregar dos fluídos desprovidos de nutrição adequada.
Um entendimento moderno da função do Baço, controlar o sangue, poderá então incluir o colectar de sangue a nível capilar. Analisando um sintoma bastante frequente, que o especialista de MTC rapidamente saberá atribuir à incapacidade do baço em executar a sua função de controlar/governar o  sangue. Deste modo, quando um paciente apresenta a tendência de facilmente originar hematomas, isso poderá implicar uma falha na conveniente colecta de substâncias de volta para o sangue a nível capilar.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares