A Queda da Folha



O Outono na Med. Tradicional Chinesa está intimamente ligado ao movimento Metal. 
O metal é um dos 5 elementos da MTC e dele fazem parte o Pulmão e o Intestino Grosso.
O pulmão é particularmente importante para o tema de hoje uma vez que é ele quem governa o Qi, controla a pele e os pelos e também o Wei Qi ou Qi defensivo, que pode ser visto à luz da medicina convencional como o sistema imunitário.
O Outono irá de alguma forma desafiar o pulmão, levando a que este possa dar-nos alguns sintomas originando algumas patologias muito comuns da época.

No Outono é comum sentir-se um agravamento da queda de cabelo e dos problemas de pele, desde os casos mais simples de pele seca até patologias mais complexas como eczema ou psoríase; também muito comum é sentir uma quebra do nosso sistema imune, fica mais fácil de apanhar constipações, gripes, todas as “viroses” e também em muitos casos vemos exacerbações de doenças autoimunes pré-existentes, o “orifício” do pulmão é o nariz pelo que é comum vermos sintomas nesta zona como congestão nasal ou até mesmo sinusite. 
Outra patologia que tipicamente agrava nesta estação é a depressão, e mais uma vez conseguimos liga-la à fase metal de mais do que uma forma; a emoção do pulmão é a tristeza, factor predominante na maioria dos casos de depressão, outro factor importante na depressão é a estagnação (a falta de movimento) e como vimos anteriormente o pulmão é um dos responsáveis pela movimentação do Qi o que quer dizer que quando o pulmão se encontra afectado irá ser mais fácil desenvolver casos de estagnação e mais difícil de os resolver.

E posto isto então o que fazer? Como podemos precaver-nos destes problemas.
O primeiro passo é a prevenção, é importante fazer um check-up na mudança de estação de forma a garantir que estamos prontos para enfrentar esta mudança colocando o nosso corpo no seu estado óptimo de forma a conseguir mais facilmente superar estes desafios.

Algumas coisas que podemos fazer ao estilo DIY de forma a proteger o nosso pulmão são:

-Proteger-nos do frio uma vez que o frio afecta muito facilmente o pulmão;

-Beber bastantes líquidos, um dos maiores inimigos do pulmão é a secura;

-Aprender a respirar, exercícios de QiGong, TaiChi ou mesmo Pilates são excelentes para aprendermos a respirar da melhor forma e fortalecermos os pulmões;


-O uso de especiarias pungentes como o gengibre, a pimenta caiena, malagueta, canela ou mesmo a menta ajudam a tonificar e proteger os pulmões.

Comentários

Mensagens populares