Zuo Yue Zi - Confinamento Puerpério




Para a Medicina Chinesa (MC) todo o período que vai desde o engravidar até ao nascer de um bebé é de extrema importância. Hoje vamos focar-nos no 1º mês de vida do recém nascido, tendo em conta o ponto de vista de saúde da mãe. O repouso no 1º mês é valioso para o bem estar e recuperação do estado de saúde da puérpera. Todo o processo de geração de uma nova vida dentro do ventre materno consome demasiados recursos, e a melhor forma de os repor é através de bastante descanso e uma alimentação cuidada. Zuo Yue Zi é isso mesmo!

Muito se tem falado sobre esta abordagem nos tempos que correm, e há vários factores a ter em conta. O factor social não é excepção. Se, para alguém que tem um estilo de vida que se coaduna com a MC, o descanso durante um mês é uma mais valia, para alguém com um estilo de vida bastante ocidental, descansar durante um mês inteiro pode ser um verdadeiro suplício! Esta última visão é um pouco assustadora para um especialista de MC. A ânsia por voltar ao trabalho, voltar a ter uma vida sexual activa, voltar ao ginásio, em suma voltar ao ritmo “normal” a que se estava sujeita é enorme! É o companheiro que faz pressão para que se volte a ter actividade sexual, é a pressão social para se voltar a ser “fit”, é o patrão que desespera e pondera substituir a mulher nas suas funções na empresa... Tudo isto, e muito mais, tem um peso enorme na parte emocional da mãe. Parte emocional essa que já se encontra comprometida, à luz da MC, pelo “vazio de sangue” inerente ao parto. Arrisco então dizer que, mais uma vez em MC, todas as mulheres sofrem de depressão pós parto. Isto porque, para “nós”, a depressão é algo um pouco diferente do que para a Medicina Convencional. A depressão da Medicina Convencional é apenas um sintoma da “nossa” depressão.

É então importante gerar boa energia e assim criar bom sangue, em suma boa nutrição física e mental. O “centro” é o responsável por tratar desse processo. Quem “mora” no centro é o Estômago e o Baço. É principalmente através destes dois amigos que geramos energia alimentícia bem como sangue (e já percebemos ali mais acima que o sangue está em défice). Outra noção que temos que ter em conta é que o nosso organismo funciona com calor. Desta forma “quente” é a palavra a comer! Em MC praticamente nunca devemos ingerir comida fria (se bem que não há “nuncas” nem “sempres” em MC). É o calor que põe tudo em movimento!

Há estudos que demonstram que demasiado descanso pode causar perda de tecido muscular e comprometer a saúde cardiovascular, pode aumentar a depressão pós parto bem como aumentar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. É aqui que o verdadeiro conhecimento acerca da MC vem ao de cima! É facil para qualquer especialista de MC perceber em que medida o descanso será favorável para aquela mãe e ajustá-lo conforme a necessidade (é esta a magia das medicinas holisticas, o paciente não é uma doença tampouco um sintoma. O paciente é uma pessoa! Tem um corpo e tem uma mente! Uma alteração física provoca uma alteração na psique e vice versa). Uma boa recuperação pós parto pode fazer a diferença em evitar futuros prolapsos uterinos, hemorróidas, incontinência urinária, dificuldade na perda de peso (ou mesmo o contínuo ganho de peso), envelhecimento precoce.

Até parece que estou aqui só para vender o peixe, mas a verdade é que a acupunctura pode ser um óptimo aliado na recuperação pós parto, mas não só! É também uma grande ajuda em todo o processo de gravidez! Ainda na semana passada recebi uma feliz mensagem de uma paciente que recorreu à acupunctura (durante a gravidez) para tratar enxaquecas. As enxaquecas foram tratadas com sucesso (fazendo com que deixasse de recorrer a tratamento hospitalar), mas também tratámos o risco de um parto prematuro devido a uma placenta envelhecida. A mensagem vinha dar a notícia que o parto tinha corrido bem, às 40 semanas.

Outra coisa a ter em conta é a nutrição pós parto! Do ponto de vista da MC há que tentar não comer “frio”. A dietética chinesa recomenda caldos de carne (as “broth soups”), sopa de peixe com tâmaras, cogumelos ou bagas goji. O Ginseng bem como o Gengibre ajudam o organismo a manter-se quente.

Começa também a surgir um negócio em torno desde “confinamento pós parto”. Há nos Estados Unidos bem como na China hotéis que se dedicam especificamente a este tipo de clientela. Tomam conta do recém nascido, preparam refeições e mantêm as mães e os bebés num ambiente calmo, sossegado, tranquilo, ao mesmo tempo que planeiam exercícios físicos ligeiros de recuperação. Há também quem se dedique apenas à parte da nutrição, disponibilizando packs de refeições semanais para as recentes mães.

O que é necessário perceber é que é fundamental respeitar ritmos e tempos. Roma e Pavia não se fizeram num dia e a pressa é inimiga da perfeição. E já agora não esquecer que depressa e bem não há quem!
A recuperação leva o seu tempo, mas uma recuperação bem feita vai poupar imensos dissabores no futuro!

Pela saúde de todos, façam acupunctura!

Comentários

Mensagens populares