Chong Mai

O Chong Mai

O post de hoje tem o propósito de partilhar convosco uma sumula de considerações e prespetivas acerca deste meridiano curioso, já vos havíamos feito a apresentação de 3 ( Ren Mai, Yin e Yang Qiao Mai) dos 8 existentes – O Chong Mai.
Este é, na perspetiva de muitos ,visto como uma colateral do canal do rim (zu shao yin ) ou tendo uma topografia próxima ao canal. Uma revisão breve do trajeto mais comumente aceite dos canais revela que muitos dos pontos  usados de confluência do Chong Mai são de facto pertencentes ao canal do Rim, particularmente no abdómen. Se nos debrurçarmos nas funções clínicas do Ren Mai vemos que elas se justapõem com as do Chong Mai.
O Ren Mai é responsável pela conceção e função ovárica nas mulheres e, de um modo geral está associado ao aspeto mais yin da reprodução em ambos sexos.
Por outro lado, o vaso Chong Mai descrito como o “Mar de Sangue” está associado mais com o ciclo menstrual. Em adição, o Chong é um “irrigador”, particularmente de sangue para os canais regulares e dos vasos sanguíneos associados com trajetos mais internos.
Abrindo aqui um parêntesis, que poderá surgir como interessante, é o significado do carater Chong, transbordar, despejar (ambos significados têm relação com água e líquidos), atirar-se, atacar, colidir, subir e jovem. Nas palavras compostas de dois símbolos, Chong abrange algo jovem, poderoso, ambicioso, ascendente, pode-se portanto, traduzir Chong Mai como “Vaso do poder ascendente”, que poderá trazer luz do porquê de algumas fontes modernas igualarem o pulsar vigoroso do Chong Mai com o pulsar da veia cava inferior que pode ser palpada no abdómen.


 Fontes clássicas também descrevem um ramo interno do Chong Mai, que emerge do canal do rim e que se dirige para os órgãos internos, um outro ramo ao longo do canal do Rim (ou Fígado) em direção à perna até ao calcanhar. Outro colateral que emerge no torso em direção aos peitos.

Numa perspetiva geral, o Chong Mai integra o fluxo de sangue para órgãos internos. A integração envolve não só os vasos sanguíneos de grande calibre no abdómen (aorta e cava) mas também os vasos menores (veias e artérias) dos órgãos internos desta cavidade (coração, estômago e intestinos). Uma vez mais frisa-se que o Chong Mai não é por ele mesmo, equivalente aos vasos sanguíneos abdominais, em vez disso representa o conceito de integração do fluxo dentre eles (eles vasos). O Chong Mai está também associado à lactação nas mulheres e com o crescimento da barba nos homens. Se analisarmos esquemas que com a representação deste meridiano curioso (Chong Mai) muitas vezes mostram pequenos colaterais que se estendem nos peitos nas mulheres e na mandibula nos homens.

Comentários

Mensagens populares