A função e natureza do Shao Yang

 

    Como já vimos antes, o Shao Yang é o pivot entre a abertura para o exterior do Tai Yang e o encerrar do Yang Ming em direção ao Yin.

O pivot Shao Yang entrelaça o, já famoso, Triplo Aquecedor e a Vesicula Biliar. Fontes Clássicas, uma das mais famosas seria o Shang Han Lun, descreve o Shao Yang como sendo "entre o interior e o exterior", portanto, enquanto a pele e a superfície externa do corpo estão associados com o Tai Yang e os trilhos da digestão estão no domínio do Yang Ming, todas as outras áreas Yang do corpo recaem sob o espetro do Shao Yang. Isto deve-se grandemente ao vasto leque de atuação do Triplo Aquecedor (para vos relembrar convido-vos a ler ou reler o artigo alusivo a este tema) este "órgão/víscera" tão especial.


Tal qual o pivot Yin (Shao Yin), o canal é regulador em fisiologia normal e é usado clinicamente para drenar em caso de acumulo/excesso. O canal é usado especificamente em clínica para "eliminar e drenar [calor] e dispersar o estagnado [qi].
Fundamentalmente a patologia do Shao Yang orbita em torno do conceito de, quando a regulação está comprometida, calor e Qi aglomeram-se no interior.


Uma das metáforas usadas no Huang Di Neijing para caracterizar a natureza do Shao Yang - "Equilibrado no centro e isento de mácula" - associado às ideias de Governo, trata-se de uma alusão clara a dois princípios básicos de Confúcio: a equilibrada "estrada do meio" entre extremos de governação e a manutenção de ideais e princípios "sem mácula", livres de corrupção (quão atual está o nosso Confúcio? Não irias gostar nada do mundo que nos rodeia hoje, se o teu não era bom, agora? Upa, upa... Mas, adiante).
Estes principios refletem o papel desempenhado em fisiologia pelo Shao Yang, encarregue de tomar decisões acerca da distribuição da Yuan Qi (Papel do Triplo Aquecedor). O Shao Yang deve ficar longe da corrupção (aqui o termo corrupção refere-se a qualquer tipo de estagnação/estase que comprometa movimento entre o interior e exterior do corpo através deste pivot de longo alcance.



Como "órgão" Yang, a função primária do Triplo Aquecedor e Vesicula Biliar consiste na manutenção de movimento nas veredas. O conceito de movimento através de um pivot fisiológico pode ser sumariado com uma palavra "regulação", em particular o pivot Shao Yang regula o fluxo do Qi e dos fluídos nas áreas envolventes aos órgãos internos -  Um dia iremos conversar acerca do pivot interno - Shao Yin - que regula o fogo metabólico dos órgãos Yin, mas centremo-nos no Shao Yang por ora, que por contraste, regula os vários "climas" envolventes, não só dos órgãos internos, mas de estruturas conjuntas do organismo.

É importante recordar que a função reguladora do Shao Yang ocorre no meio de 3 "níveis" (conformações) Yang. No caso do Triplo Aquecedor, ele aquece e humedece os órgãos internos, enquanto facilita o transporte de fluídos, inicialmente separados no Yang Ming (com ajuda do Tai Yin Baço-Pâncreas) para o Tai Yang distribuir sob a forma de suor no "Alto" e de urina no "Baixo".
Simultaneamente,  a Vesícula Biliar (o par deste dueto Shao Yang) atua como pivot para regular a digestão, conjuntamente com os outros órgãos Yang.
A esta altura gostava de apelar à boa memória de quem nos lê, recordando a metáfora da "panela de dumplings", lembram-se? - Não? Não é grave, é só tirarem dois minutinhos para refazer essa leitura - Nessa metáfora, a capacidade da panela regular o movimento do vapor estava ligado ao Shao Yang. 


Tal como a pressão abaixo da tampa da panela, o Shao Yang atua permitindo que o calor radiante da camada mais interna, Yang Ming, se mova para cima e para fora até o Tai Yang. Os interstícios do "nível" Tai Yang podem até ser comparados ao entrelaçado de bambo do próprio tampo. Por outro lado, se o calor do Yang Ming for insuficiente, o Shao Yang vai atuar, prevenindo que o calor se escape para o exterior, "atrasando" esta irradiação para o Tai Tang. Deste modo, o Shao Yang está ligado à capacidade da panela de conter ou libertar vapor. Novamente, a palavra operativa é Regulação!



O Shao Yang está emparelhado com o Jue Yin, garantindo o provimento de fogo e movimento para avivar a quietude das profundezas do Yin.
O Fígado e o Mestre Coração ("Pericárdio"), reservatórios de sangue são estimulados pelos seus pares Yang.
A presença da Vesícula Biliar auxilia e assiste o Fígado ao facilitar decisões acerca da distribuição de sangue nos "órgãos". A parelha Mestre Coração - Triplo Aquecedor é sagazmente interessante, ambos têm sido objeto de debate ao longo dos séculos, porquê? Essencialmente por serem a personificação dos chamados "órgãos sem forma" - Apesar do Mestre Coração estar associado ao tecido que envolve o músculo cardíaco, as funções deste são bem diferentes e mais abrangentes que as descritas pela fisiologia moderna para este.



O Shao Yang (estou quase a acabar prometo!) está também associado com tendões e ossos (jing gú). Esta noção deve ser cuidadosamente distinguida quer da função do fígado de nutrir tendões, quer da função do rim no desenvolvimento ósseo. O Fígado nutre os tendões através do sangue enquanto que o rim facilita/possibilita o desenvolvimento ósseo através da essência (Jing) e da medula.
Em contraste o Shao Yang está associado ao movimento articular (pivot). Assim, enquanto o fígado nutre tendões, o rim o desenvolvimento ósseo, o Shao Yang é responsável pelo movimento nos espaços entre tendão e músculo. Importante a distinção entre nutrição, uma função yin, de movimento, uma função yang. Quando perante falha de nutrição devemos direcionar o nosso tratamento para Fígado e Rim. Mas, por sua vez, se o problema está na ausência de movimento articular por circulação de fluídos insuficiente, talvez devêssemos olhar para o Shao Yang.

O movimento dos fluídos pelo Shao Yang é o veículo, através do qual a nutrição é levada aos tendões e músculos e o lixo metabólico é retirado. Podemos, perante isto, até pensar nas membranas sinoviais e fluídos quando tentamos "ler" as passagens dos clássicos, onde se diz por exemplo que "a via da passagem das águas deriva do Triplo Aquecedor...
Por hoje deixo-vos,
Até breve






 

Comentários

Mensagens populares