As 6 Conformações /Níveis e a arte de cozinhar a vapor

 Inicío por tentar (reforço o tentar porque pode falhar-me a habilidade de manter vocabulário e temática por forma a que seja de compreensão acessível  a todos) clarificar o termo conformação, possivelmente o termo mais usual seja nível ( A teoria dos 6 Níveis) jovialmente acho que o termo conformação possa ser mais assertivo, porquê ? Quando se fala de níveis temos como corolário a ideia de profundidades diferentes de circulação de canais (rede de canais principais) se nos demorarmos um pouco sobre esta ideia, julgo que todos estaremos de acordo que, o Zu Jue Yin, (canal jue yin do pé)mais conhecido como canal do fígado "corre" à mesma profundidade que o Zu Tai Yang (canal Tai Yan do Pé), também conhecido como canal da bexiga.

Por respeito às pessoas que acompanham o nosso blog e não são da área, vou só nomear, apresentando cada uma das conformações: Tai Yang(1) (ligado à Bexiga e Intestino Delgado), Shao Yang (2)(Vesicula Biliar e Triplo Aquecedor), Yang Ming(3) (Estômago e Intestino Grosso), Tai Yin (4) (Baço/Pâncreas e Pulmão), Shao Yin (5) (Rim e Coração) e Jue Yin (6)          ( Fígado e Mestre Coração (más línguas chamam-no no pericárdio 😉)

Textos antigos atestam que, por forma a conseguir abordar a complexidade do corpo humano, temos primeiro que tentar compreender como a "tecelagem" dos canais é feita. é ainda dito nos clássicos que os órgãos orquestram a "abertura", o "fecho" e o "pivô". Esta é uma afirmação sobre a forma que cada conformação - e os canais associados - 'se move'. Cada uma tem uma forma característica de 'se mover' dentro de um sistema unificado


As conformações de natureza Yang: a primeira, Tai Yang, abre-se para o exterior; a segunda, Shao Yang, funciona como um pivô entre elas; a terceira, encerrando e unindo-se com o interior, Yang Ming.

As 3 conformações de natureza Yin têm uma dinâmica semelhante. Os órgãos funcionam dentro de um espetro matricial mais amplo que as 6 conformações num ato de equilíbrio dinâmico. Cada conformação junta dois órgãos, num dueto metabólico dedicado a um aspeto particular de fisiologia clássica.

A esta altura alguns, os teimosos, estarão a coçar a moleirinha e pensar "Mas olha lá, no título desta crónica falavas em cozinhar a vapor...perdeste-te ou ainda vais chegar lá?  Calma...Vocês não me conhecem de hoje, sabem que gosto de explanar sobre pequenos "nadas" grandes para uma conveniente contextualização.


Então, queria falar-vos de uma mui conhecida analogia retirada da Cozinha Chinesa, que providencia uma perspetiva diferente para entender a natureza das 6 conformações. Trata-se de uma "panela pitoresca" a vapor de dumplings, (ver imagem).

O principio é bastante simples e pressupõe o uso de água, em ebulição, numa panela colocada abaixo de um vaporizador em bambo selado no qual, são colocados os dumplings.





À medida que o vapor sobe da água fervente, os dumplings vão sendo cozinhados pela passagem ascendente do vapor até ao topo do vaporizador e finaliza (o vapor) atravessando um entrelaçado de bambo que compõe a tampa do vaporizador. As porções superiores do vaporizador podem ser pensadas como as conformações de natureza Yang, enquanto que a panela em si, pode ser equiparada às conformações Yin.

Vejamos então
 as conformações Yang; o vapor que irradia pelo topo possui a natureza de movimento expansivo exteriorizante típico do Tai Yang. A habilidade da tampa de bambo regular e manter um libertar suave de vapor, está ligado à conformação da charneira, Shao Yang (onde está a Vesicula Biliar e o San Jiao). Esta conformação está classicamente descrita como "entre o interior e o exterior" ( se gostarem da imagem podem tentar ver Shao Yang como o perno no interior de uma dobradiça...que lhe permite o contacto para o exterior e para o interior).

O calor, o vapor transformador e os próprios dumplings dentro do vaporizador estão ligados ao Yang Ming que "contém" o calor enquanto "encerra para o interior" para interagir com as conformações Yin.
No aspeto Yin, as 3 conformações têm naturezas distintamente diferentes, o Tai Yin "abre" não para o mundo exterior, mas abre para o "exterior do interior" , na analogia do vaporizador, o Tai Yin pode comparar-se ao vapor que se eleva do fervilhar da água que se mistura/interage com o Yang Ming local onde o interior e o exterior verdadeiramente se encontram. Aqui é o local onde o Yin material da água se abre para o exterior como vapor.

(um pequeno à parte, esta analogia tem limitações nalguns aspetos, mas diabos me levem se não é, em muitos outros, de uma beleza e assertividade extraordinárias) 

O Shao Yin é análogo ao movimento ascendente do borbulhar da água que serve de pivô entre a própria panela aquecida (matéria Yin sólida) e o Tai Yin, a abertura para o exterior (do interior)
O Jue Yin é onde o Yin firme, denso (recordem que o fígado é o armazém do sangue) e inicia a reverter em Yang (o máximo de uma coisa reverte na outra, recordem como o gelo produz queimaduras ou insolações fortes nos fazem sentir frio). Aqui é o local do ferro sólido que agrega o Yin, mas simultaneamente é o local de onde a transformação se inicia, do yin (ferro sólido) para o Yang do calor radiante.

Embora esta metáfora possa ajudar a colocar as conformações em perspetiva, não explica no pleno as complexas interações descritas em fisiologia clássica. Particularmente nas conformações de natureza Yin, estas são muito mais subtis do que as implicadas nesta analogia.
Mas deixa, a meu ver, bem expresso que o sistema de canais envolve todo um processo. Processo esse que até pode ser "dividido" para nessa dissecação ser estudado, mas essas divisões serão sempre um exercício académico. Pois cada conformação influencia e é influenciada por outras...pensem...se a tampa do topo estiver muito apertada, vai-se gerar calor excessivo para os dumplings, se este apertar de tampa sucede a superfície do corpo não recebe o calor radiante do Tai Yang...esse "maior frio" à superfície explica-se ou é explicado pelas contraturas - já perceberam a ideia.

Terminando, mas deixando um rabo de fora para o próximo capítulo, fazendo uma expansão da metáfora, o fogo abaixo da panela, podemos atribuir-lhe a função da Yuan Qi que irradia do Rim (portão da vitalidade), voltaremos a isto noutra altura.
Até sempre

(1) Grande Yang
(2) Yang Menor
(3)Yang Brilhante
(4) Grande Yin
(5) Yin Menor
(6) Yin Terminal



Comentários

  1. O que dizer??!!! Esta sua explicação sobre os níveis energéticos, ou melhor - "conformidades" energéticas - é fantástica... Sempre reflexiva sobre aquilo, que a maior parte (no meu entender) dos profissionais aceita irreflexivamente e não se debruça em esmiuçar... Isso é essência... isso é ter, sentir, viver, transformar e vaporizar medicina chinesa... a minha admiração!

    ResponderEliminar
  2. Adorei ! Fico à espera do proximo capitulo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares