Coronavirus, o que fazer?


À luz da actual crise mundial resultante da infecção do novo Corona Virus Covid-19, é importante evitar o pânico, muitas vezes fomentado pela comunicação social em busca de audiências e clics mas ao mesmo tempo que estejamos alerta e tomemos precauções adequadas para ajudarmos a conter esta epidemia e ao mesmo tempo nos protegermos a nós e àqueles que nos rodeiam.
Primeiro, o que é o Covid-19?
O Coivid-19 é um tipo de coronavírus, falamos de um grupo de vírus que infectam mamíferos, nomeadamente humanos, e temos uma grande gama de vírus dentro deste grupo, desde a constipação comum até doenças bem mais dramáticas como o SARS e o MERS.
Estes são vírus de RNA, ou seja o seu genoma é constituído por RNA e não DNA como nos animais, eles são transmitidos principalmente através de gotículas respiratórias expelidas a curta distância que entram em contacto com as nossas mucosas, mas as formas de contágio ainda não estão completamente estabelecidas, pelo que poderá haver mais formas de contágio.
Não estamos a falar de um vírus com uma mortalidade tão alta como o SARS ou Ébola, mas ainda assim falamos de um vírus com uma taxa de mortalidade cerca de 20x superior à da gripe comum e com uma taxa de propagação muito mais alta, mais uma vez reforço que não devemos entrar em pânico, mas devemos ser cuidadosos!
O que fazer?
Na prevenção e contenção desta infecção é importante que tenhamos atenção a alguns comportamentos de forma a podermos diminuir a nossa probabilidade de infecção, e no caso de sermos infectados diminuir a probabilidade de contágio, para isso devemos seguir as recomendações da OMS:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou solução alcoólica;
- Tossir para o braço ou para um lenço de papel que deve ser imediatamente descartado;

- Evitar tocar com as mãos na cara;
- Evitar, sempre que possível, grandes grupos de pessoas em espaços confinados (aeroportos, espetáculos, conferências…);
- No caso de apresentar sintomas ou suspeitar de infecção evitar contacto com outras pessoas, não ir ao hospital mas sim contactar a saúde 24 (808 242 424).

Onde a MTC pode ajudar?
Há vários relatos das formas como profissionais de MTC estão a conseguir ajudar a conter e lutar contra a epidemia na China, não estando aqui a MTC inserida no sistema nacional de saúde e hospitais não faz tanto sentido falarmos no que podemos fazer no tratamento dos sintomas do Covid-19 mas sim onde podemos ajudar na profilaxia!
Para prevenir a infecção devemos focar-nos  em proteger o Pulmão e Baço e claro fortalecer o sistema imunitário, isto pode-se conseguir com recurso a diversas técnicas, desde acupuntura e moxibustão a fitoterapia, dietética e até mesmo qi-gong.
Na perspetiva da acupuntura podemos pensar no clássico moxa no st36 (particularmente eficaz se for usada a moxa japonesa).
Fitoterapia, fórmulas estimulam o wei qi, e expulsam agentes como a Yu Ping Feng San.
Dietética, alimentos como o alho, a aveia e mesmo o mel vão proteger o Baço e o Pulmão e fortalecer o sistema imunitário.
Qi-Gong, exercícios respiratórios que vão estimular o pulmão (responsável pelo nosso wei Qi).

Por fim deixo um vídeo que é importante para a maioria da população sobre como lavar as mãos da forma correcta!!

Comentários

Mensagens populares