O Coração e a Medicina Chinesa

O coração encerra em si as funções do Imperador e é o perconizador da "clareza de espírito " .
No livro Questões Simples (cap.8) esplana-se acerca das funções de cada um dos órgãos e vísceras. Exaltam-se as características de monarca do coração perante eles tendo como linha diretriz desta soberania a clareza de espírito.
Todos os especialistas de MTC conhecem sobejamente o termo shén e sua tradução para espírito.  Este termo "espírito " dentro dos preâmbulos da Medicina Chinesa e dentro das fronteiras da China não levanta qualquer celeuma ou confusão, no entanto, quando o usamos em contexto clinico na Europa, África ou América poderá esbarrar com pré-conceitos entrelaçados com noções místico- mágicas ou numa vertente de espiritismo. Gostava hoje de ajudar a clarificar este termo "espírito " usado na MTC.
De uma forma muito pragmática o termo espírito é a inteligência da existência em si, enquanto que a clareza de espírito é, nada mais do que uma manifestação dessa mesma inteligência.  Sempre que se usa o termo "shén" em MTC, remete-se à conexão com algo que não se consegue ver ou sentir.  Em referência ao coracao na medicina Chinesa, clareza de espírito envolve uma inteligencia subjacente, que permite ao reconhecimento e interação com o ambiente envolvente.
Surge-vos este conceito um pouco estranho e difícil de absorver? Deem-me alguma margem e acompanhem me nas linhas que se seguem e possivelmente possam alinhar o vosso shen com o meu.
Quando se fala de reconhecimento não nos referimos necessariamente a um nível consciente mas a uma habilidade inata de um organismo perceber e responder ao seu meio envolvente. Para nós humanos, há 3 níveis de entendimento:
- reconhecimento do meio externo: os 6 Qi ( factores climáticos, frio, calor, fogo, secura, humidade e vento);
- reconhecimento do ambiente interno: o movimento da dinâmica do qi (qi hua);
- reconhecimento do ambiente social: interação com outras pessoas/animais
Graças ao seu papel de "reconhecedor", o coração é identificado como proeminente de entre os 12 órgãos e a fonte da "inteligência da vida" (espírito)
O coração situa-se acima do diafragma e abaixo dos pulmões ao nivel da quinta vértebra torácica  (alinhado com o 11Du Mai - shén Dao). Nos primórdios da anatomia identificaram-se pequenos ligamentos que fixavam/suportavam o coração na área em volta da 7.a vértebra torácica.
Partilhando um apontamento clínico, alterações palpáveis ao longo da coluna entre as 5.a e 7.a vértebras torácicas muitas vezes coincidem com cardiopatias existentes.

O Coração Alberga o Shén
É dito que o coração é a morada do shén, como já supra-citado quando falamos de espírito (shén) referimo-nos à inteligência da existência.  Esta inteligência é a que existe em todos os seres vivos.
Em plantas, por exemplo, é percetível na sua habilidade em responder às alterações sazonais, ou mesmo nas alterações diárias para se orientarem em direção à luz solar (heliotropismo)
Nos seres humanos, este conceito inclui a capacidade para entender ou comprender e envolve uma habilidade inata para efetuar conexões associativas de um conceito para outro.
Num dos artigos iniciais, o nosso bom amigo Sérgio esplanou acerca dos 3 tesouros da MTC, tendo abordado o conceito de Jing e Shen, bem como a dualidade  sempre presente em todas coisas na sua natureza yin e yang Deste modo podemos classificar o espírito mais com uma natureza yang e a essência (jing) mais de natureza yin.
A essência é a base material primária do corpo enquanto que o espirito é a inefável presença do sobrenatural no corpo humano.
Enquanto que a "intenção "(Yi)  associada com o baço, envolve a lógica "digestão " da informação, somente o espírito (shén) pode efetuar "saltos" de inspiração.  A qualidade do espírito de cada indivíduo tem um largo efeito nos 5 aspetos psíquicos ( shen, yi, zhi, po e hun - falaremos disto noutro episódio de Agulhas e Não Só ) Sem uma clara capacidade de reconhecimento da realidade por parte do espírito, os outros aspetos psíquicos podem ficar comprometidos. Mais uma vez o claro destaque para a posição de Imperador por parte do Coração.
Como será do conhecimento de uma pequena maioria, a medicina chinesa usa muito linguagem metafórica e há uma metáfora muito bonita que envolve este imperador, também já foi nota de um artigo do nosso querido João, "o coração tem um lago de água, quando a superfície do coração é calma, ele consegue refletir corretamente a perceção do mundo exterior. Quando a superfície está agitada pelo movimento das 7 emoções, então essa clareza fica um pouco toldada e há dificuldade em perceber a real natureza da situação ".

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